Sobre o Evento

O III Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (III WTR PoP-SC/REMEP-FLN) tem o objetivo de promover o encontro dos gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições clientes do PoP-SC/RNP, REMEP-FLN e RCT.

Computação em Nuvem para Educação e Pesquisa

O WTR 2014 traz como pauta este ano questões relacionadas à computação em nuvem. A intenção é abordar o assunto sob a perspectiva das instituições de ensino e pesquisa de Santa Catarina, trazendo à discussão o caso de sucesso de implantação da Nuvem USP. Tem-se como objetivo também debater a evolução da rede acadêmica no Estado em aspectos de conectividade, disponibilidade e desempenho. Além disso o evento contará com um espaço para aproximar os clientes ao PoP-SC, possibilitando uma discussão na busca de melhorias dos serviços oferecidos.

Público Alvo

Evento voltado a gestores e técnicos de TI das instituições clientes da RNP, RCT e REMEP-FLN

Edições Anteriores

2012
2013

Agenda

Clique no dia para ver mais detalhes da programação
Hora Atividade Instrutor Local
08h00 - 08h30 Recepção aos participantes De acordo com o curso escolhido
08h30 - 10h15 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL)
Introdução ao Monitoramento de Desempenho em Redes
BGP Básico
Jean Caminha
Murilo Vetter/Luís Cordeiro
Rodrigo Pescador/Guilherme Rhoden
FEPESE - Auditório
FEPESE - Lab. Informática
SeTIC - Sala de Treinamentos
10h15 - 10h45 Coffee-Break
10h45 - 12h30 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL)
Introdução ao Monitoramento de Desempenho em Redes
BGP Básico
Jean Caminha
Murilo Vetter/Luís Cordeiro
Rodrigo Pescador/Guilherme Rhoden
FEPESE - Auditório
FEPESE - Lab. Informática
SeTIC - Sala de Treinamentos
12h30 - 14h00 Almoço
14h00 - 16h00 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL)
Introdução ao Monitoramento de Desempenho em Redes
BGP Básico
Jean Caminha
Murilo Vetter/Luís Cordeiro
Rodrigo Pescador/Guilherme Rhoden
FEPESE - Auditório
FEPESE - Lab. Informática
SeTIC - Sala de Treinamentos
16h00 - 16h30 Coffee-Break
16h30 - 18h30 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL)
Introdução ao Monitoramento de Desempenho em Redes
BGP Básico
Jean Caminha
Murilo Vetter/Luís Cordeiro
Rodrigo Pescador/Guilherme Rhoden
FEPESE - Auditório
FEPESE - Lab. Informática
SeTIC - Sala de Treinamentos
Hora Atividade Palestrante Link Local
08h30 - 09h00 Credenciamento dos participantes Auditório EPS
09h00 - 09h15 Abertura: Boas vindas e panorama da banda estadual Edison Melo
09h15 - 09h45 RNP: Provimento de redundância Eduardo Grizendi
09h45 - 10h15 FAPESC: Visão de futuro para RCT Juarez Lopes
10h15 - 10h45 Coffee-Break
10h45 - 11h15 Boas Práticas das instituições:
Central de Usuário - Ambiente para Gestão de acesso a serviços de TI do IFC
Implantação do ASN na Unoesc - IPv6 e IPv4

Diego Pereira/Tiago Heineck
Leandro Marcos Dall'Agnol


11h15 - 12h15 PoP-SC: Infraestrutura local e conectividade estadual PoP-SC
12h15 - 14h00 Almoço
14h00 - 14h30 RNP Serviços Helder Vitorino
14h30 - 15h00 Escola Superior de Redes - RNP ESR/RNP
15h00 - 15h30 Infraestrutura para sala de aula Tecnoset
15h30 - 16h00 Coffee-Break
16h00 - 18h00 Nuvem USP Luiz Rossi e Cyrano Rizzo
18h00 - 19h00 Debate sobre a implantação de nuvens privadas nas instituições USP / IFSC / UFSC / RNP
20h00 Confraternização - Happy hour Chopp do Gus
Hora Atividade Coordenação Local
09h00 - 12h00 Reunião com gestores das instituições qualificadas na RNP e Rede Metropolitana (REMEP-FLN) PoP-SC/RNP
REMEP-FLN
FEPESE - Auditório

Palestrantes

Cyrano Rizzo (USP)

É responsável pelas operaçõe de TI centrais na maior e mais conhecida universidade da América Latina. A Universidade de São Paulo abrange 11 campi com mais de 100.000 estudantes, 17.000 funcionários e 6.000 professores. Cyrano também foi um dos principais criadores do projeto Nuvem USP e virtualização de desktop da USP. Possui MBA em inovação tecnológica de redes de computadores da Escola Politécnica da USP.

Diego Alan Pereira (IFC Videira)

Formado em Tecnólogo em Processamento de Dados com Especialização em Governança de TI. Atualmente trabalhando no IFC como Técnico em Tecnologia da Informação na função de Coordenação do Setor de TI na unidade de Videira.

Edison Tadeu Lopes Melo (UFSC / PoP-SC)

Superintendente da SeTIC/UFSC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC). Coordenador administrativo do PoP-SC e REMEP-FLN. Graduado em Ciências da Computação e mestre em Sistemas de Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em projetos de TI desde 1981.

Guilherme Eliseu Rhoden (PoP-SC/RNP) - Instrutor

Possui mais de 15 anos de experiência em redes de computadores. Bacharel em Informática pela UFPEL (1999), Mestre em Ciências da Computação pela UFSC (2002), trabalhou na redeUFSC e desde 2003 é analista de redes do PoP-SC/RNP. Atualmente exerce a coordenação técnica do PoP-SC/RNP e PTT/SC. Já participou de diversos grupos de pesquisa, como GT-QoS, GT-Medições, MONIPÊ, MONCircuitos, foi técnico responsável pela implantação da REMEP-FLN e exerce atividades de consultoria em Redes e Telefonia IP.

Hélder Vitorino (RNP)

Pernambucano, Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Possui MBA em Gestão de Projetos, Especialização em Engenharia de Software. É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Atua há mais de 20 anos na Área de Tecnologia da Informação. Atualmente é Gerente de Projetos na Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Jean Caminha (ESR/RNP)

Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (2002), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e especialização em Gestão da Inovação pela University of New Mexico (2007). Gerente de projetos certificado pelo Project Management Institute, tem mais de 18 anos de experiência nas Áreas de administração, engenharia e informática, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, inovação em negócos, rede de computadores, computação móvel, segurança da informação, automação e engenharia de TI. Possui certificacões ITIL (Gerenciamento de Serviços) e de auditor lí­der ISO9001 (Qualidade) e ISO27001 (Segurança da Informação)

Leandro Marcos Dall' Agnol (Unoesc)

Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) na Unoesc Chapecó, é Bacharel em Ciência da Computação (Unoesc) e especialista em Ciêcia da Computação (UFSC). Foi coordenador interino dos Cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é Docente no ensino superior, atuando nas Áreas de Sistemas Operacionais e Redes de Computadores. Desde 2003 atua como gerente de redes, também participa do projeto da Rede Metropolitana de Chapecó.

Luiz Coelho (ESR/RNP)

Coordenador nacional da Escola Superior de Redes da RNP. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos, cursou engenharia e processamento de dados pela PUC-Rio. Trabalhou com projetos de redes corporativas e segurança em empresas como Alcatel/Xylan, IBM e, por último, Sonicwall.

Luiz Natal Rossi (USP)

Engenheiro eletricista, formou-se pela Escola Politécnica da USP em 1979. Mestre e doutor em engenharia pela mesma Escola, desde 1982 é professor da Politécnica no curso de engenharia de eletricidade, nas disciplinas de máquinas elétricas e conversão eletromecânica de energia. Entre 1999 e 2014, foi Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade de São Paulo, DTI-USP, onde se desenvolve e se mantém a informática corporativa da universidade. Consultor em gestão pela qualidade, coordenou a implantação de sistemas de gestão da qualidade em organizações das áreas educacional, jurídica e de TI. Gestor de projetos em TI, coordenou a implantação da Nuvem USP, maior projeto de cloud computing em universidades brasileiras. Atua como pesquisador junto aos grupos de pesquisa da Politécnica LMAG - Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado e GEPEA - Grupo de Energia do PEA. Tem experiência profissional na área de Engenharia Elétrica, e na área de gestão das organizações, atuando na concepção, desenvolvimento e implantação de sistemas de garantia da qualidade e de sistemas de informação.

Murilo Vetter (PoP-SC) - Instrutor

Murilo Vetter, possui mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de software para redes. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2008). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Atualmente é analista de redes da Rede Metropolitana de Florianópolis - REMEP-FLN. Coordenador de desenvolvimento do serviço MonIPÊ da RNP. Integrante do corpo técnico que implantou a Telefonia IP na UFSC, equipe responsável pela concepção e desenvolvimento do novo fone@RNP (2012-2015). Possui experiência em redes e desenvolvimento de software voltado para redes, mais especificamente em telefonia IP e monitoração de redes IP. Atua em projetos de pesquisa de monitoração de redes IP convencionais (MonIPê) e redes IP híbridas (MonCircuitos).

Nuno Fernandes (SMART Technologies)

Mestre em Educação pela Universidade do Minho em Portugal, colaborou com a Centro de Investigação Aplicada em Tecnologia Educacional da Universidade de Cambridge na área de gestão de E-Learning; É especialista de soluções educacionais na área das novas tecnologias aplicadas à educação com mais de 7 anos de experiência, colaborando atualmente com a multinacional líder no setor da tecnologia educacional SMART Technologies.

Rodrigo Pescador (PoP-SC) - Instrutor

Analista de operações no Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina e REMEP-FLN, integra a equipe desde 2008. Um dos responsáveis pela operação do PTT-SC. Faz parte da equipe do serviço MonIPÊ/RNP - monitoramento da qualidade do backbone acadêmico nacional. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Tiago Heineck (IFC Videira)

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Bacharel em Administração e Especialista em Engenharia de Sistemas. Atua no Instituto Federal Catarinense - Campus Videira desde de 2011 como Técnico em Tecnologia da Informação na área de sistemas web.

Organização

Patrocínio

Platinum

Parceiro

Parceiro

Prata

Parceiro

Inscrição

Ocorreu um erro.
Entre em contato com o administrador do sistema.