PoP-SC/RNP ingressa na iniciativa MANRS

Publicado em Notícias Gerais por: Rodrigo Pescador em 13 de Outubro de 2020


Gostaríamos de informar à comunidade de educação e pesquisa de Santa Catarina que o PoP-SC/RNP foi aceito como participante da iniciativa MANRS [1] - e sendo aderente a todos os seus 4 principais pilares.

Mutually Agreed Norms for Routing Security (MANRS) [2] é uma comunidade suportada pela Internet Society (ISOC) que tem por objetivo trabalhar junto aos operadores de rede na implementação de políticas e ações para melhorar e trazer mais segurança no roteamento global da Internet.

O ingresso no MARNS demonstra a aderência do PoP-SC/RNP na aplicação de boas práticas nos mais diversos campos e também o cuidado relacionado, principalmente, a segurança e validação de anúncios BGP e pacotes originados e gerados na rede acadêmica.

Em resumo, 4 grandes ações devem ser implementadas para que um operador de rede esteja totalmente aderente ao MANRS:

Ação 1: Prevenção da propagação de informações de roteamento incorretas
O operador de rede define uma política de roteamento clara e implementa um sistema que garante a correto anúncio de seus blocos IPs e de seus clientes para redes adjacentes. Aplica também a devida diligência ao verificar a exatidão dos anúncios de seus clientes, especificamente se o cliente possui legitimamente o ASN e o espaço de endereço que ele anuncia.

Ação 2: Previne tráfego "spoofado" originado em sua rede
O operador de rede implementa filtragem anti-spoofing para evitar que pacotes com um endereço IP de origem incorreto entrem e saiam da rede.

Ação 3: Facilitação do contato operacional e coordenação entre operadores de rede
O operador de rede mantém informações de contato atualizadas e acessíveis globalmente.

Ação 4: Facilitação da validação das informações de roteamento
O operador de rede documenta a política de roteamento, ASNs e prefixos que devem ser anunciados para partes externas.

O PoP-SC incentiva todas as instituições acadêmicas de Santa Catarina que possuem ASN a ingressarem no MANRS [3] e se coloca à disposição para apoiá-los nesta ação.

[1] https://www.manrs.org/isps/participants/entry/1398
[2] https://www.manrs.org
[3] https://youtu.be/IuY6wqTm35U