A conectividade volta em foco

O WTR deste ano abordará novamente o tema "conectividade", trazendo os avanços das iniciativas Veredas Novas Santa Catarina (RNP) e Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia (RCT/FAPESC), incluindo o panorama de conectividade no Estado, principalmente no interior, em relação ao ano de 2012.

O que é?

Veredas Novas Santa Catarina: como um projeto piloto da RNP, instituições federais de ensino e pesquisa em Santa Catarina serão contempladas com conectividade ao backbone acadêmico nacional com bandas entre 20Mbps e 1Gbps ainda no ano de 2013.

Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia: no ano de 2013 a RCT/FAPESC está passando por uma reformulação. A tecnologia de entrega dos enlaces agora é ethernet, o que permite maior flexibilidade, facilidade na expansão e crescimento da rede. Além disso, grande parte das unidades atendidas pela Rede estão tendo seus enlaces ampliados.

Interiorização das redes Metropolitanas para Ensino e Pesquisa: Outro ponto em destaque são as iniciativas para criação de redes metropolitanas, aos moldes do que já existe em Florianópolis (REMEP-FLN/RNP), a exemplo da cidade de Chapecó que já está em um estágio avançado de negociações.