Palestrantes Confirmados

ALEX GALHANO ROBERTSON

RNP

Engenheiro de Telecomunicações e Mestre em Engenharia de Redes com ênfase em Comunicações Multimídia, ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência em gerência de redes IP, QoS, Voz sobre IP e telefonia computacional. Coordenou projeto internacional em VoIP na América Latina, no âmbito da RedCLARA - Rede de Colaboração Latino Americano em Redes Avançadas. Escreveu e ministrou treinamento em Voz sobre IP para Redes Nacionais da América Latina, ministrou cursos de VoIP na UFF e na ESR e escreveu o livro do fone@RNP para Escola Superior de Redes da RNP. Atualmente é Especialista em Serviços na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e representa a América Latina no recém criado Comitê Global de Governança do NRENum.net.

ANTONIO MOREIRAS

NIC.br

Gerente de Projetos do CEPTRO (Centro de Estudos e Projetos em Tecnologias de Redes e Operações) no NIC.br, onde coordena o IPv6.br, uma iniciativa para a disseminação do IPv6 no país. É responsável ainda pela disponibilização gratuita da Hora Legal Brasileira na rede, via NTP, pela realização de estudos sobre a Web, pelo Zappiens.br, um portal para a divulgação de conteúdos de vídeo de qualidade em língua portuguesa, e por treinamentos direcionados a provedores Internet. Moreiras é membro fundador da ISOC Brasil e membro consultor das comissões de Ciência e Tecnologia e de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP.

ARI FRAZÃO JR.

RNP

Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela UFPB e UFPE, respectivamente. Atualmente, ocupa a função de diretor adjunto de engenharia e operações da RNP, onde trabalha desde 1993.

BRAULIO ADRIANO DE MELLO

UFFS

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1993), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó-SC, desenvolvendo também atividades como gestor de TI desde 2010. Tem atuação acadêmica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelagem e Simulação e interesse nos seguintes temas: modelagem e simulação, simulação heterogênea e distribuída.

CAMILA SANTOS

RNP

Engenheira de Computação pela UNICAMP e certificada ITIL v3. Já atuou na área de monitoramento de redes, fez cursos nas áreas de telecomunicações e redes de computadores e participou do programa IBM Academic Initiative. Possui experiência em federações de identidade acadêmicas e ministrou treinamentos sobre o assunto para redes nacionais da América Latina. Atualmente é analista da área de Serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e membro do Comitê Técnico de Gestão de Identidade e Autorização.

EDISON TADEU LOPES MELO

POP-SC/RNP, REMEP-FLN, UFSC

Superintendente da SeTIC/UFSC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC). Coordenador administrativo do PoP-SC e REMEP-FLN. Graduado em Ciências da Computação e mestre em Sistemas de Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em projetos de TI desde 1981.

FABIO FOCKING

Univali

Graduando em Sistemas para Internet pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Tem mais de 17 anos de atuação na área de TI, possui certificações Enterasys Secure Networks (Policy e NAC), Enterasys Routing, Siemens Openscape Voice (VoIP) e Ruckus Wireless Solution Engineer (WiSE). É colaborador da Gerência de Tecnologia da Informação da UNIVALI há dois anos trabalhando como Administrador de Redes com foco em rede cabeada, principalmente WAN/MAN, e wireless.

FERNANDO ANTONIO CROCOMO

UFSC

Jornalista e doutor em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento. Trabalhou nos jornais “O Estado”, de Florianópolis SC; “Jornal de Santa Catarina”, de Blumenau SC e “Diário do Povo”, de Campinas SP. Em emissoras de TV foi produtor e editor na “TV Barriga Verde” e “RBS TV”, em Florianópolis e “EPTV”, em Campinas SP. É diretor da TV UFSC e professor de telejornalismo do Departamento de Jornalismo da UFSC e um dos fundadores do Núcleo de TV Digital Interativa (NTDI). Foi responsável pelos vídeos interativos na áreas de saúde e de usabilidade do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

GUILHERME RHODEN

POP-SC/RNP

Guilherme Eliseu Rhoden, possui mais de 10 anos de experiência em redes de computadores. Bacharel em Informática pela UFPEL (1999), Mestre em Ciências da Computação pela UFSC (2002), trabalhou na redeUFSC e desde 2003 é analista de redes do PoP-SC/RNP. Atualmente exerce a coordenação técnica do PoP-SC/RNP e PTT/SC. Já participou de diversos grupos de pesquisa, como GT-QoS, GT-Medições, MONIPÊ e atualmente faz parte do Projeto FUTURA RNP (MonCircuitos), foi técnico responsável pela implantação da REMEP-FLN e exerce atividades de consultoria em Redes e Telefonia IP.

IARA MACHADO

RNP

Bacharel em Fisica pela UFRJ, Mestre em Ciência da Computação na área de redes de computadores, MBA em Empreededorismo pela IE/UFRJ. Trabalhou 19 anos na EMBRATEL na área de Sistemas de Gerência de Telecomunicações. Desde de 2002, trabalha na RNP na Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento. Participou na estruturação e coordenação do Programa de Grupos de Trabalhos para o desenvolvimento de novos serviços e produtos de Redes Avançadas. Atualmente ocupa a função de Diretora Adjunta de Internet Avançada na integração dos Programas de P&D.

MURILO VETTER

REMEP-FLN

Analista de Redes da Rede Metropolitana de Florianópolis – REMEP-FLN. Atua em projetos de pesquisa de monitoração de redes IP convencionais (MonIPê) e redes IP híbridas (MonCircuitos). Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

ODILO SCHWADE JUNIOR

Univali

Bacharel em Ciência da Computação e concluindo MBA em Gerência de Projetos pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui experiência em gerenciamento de servidores Linux/FreeBSD em infraestrutura de Cloud Computing Amazon AWS. Realizou pesquisas na área de Segurança de Informações com foco em testes de invasão e análise de vulnerabilidades, trabalho apresentado na 12ª edição do Fórum Internacional de Software Livre - FISL. É colaborador da Gerência de Tecnologia da Informação da UNIVALI há dois anos trabalhando como Administrador de Redes com foco em rede cabeada, wireless e segurança de informações, possui certificações Enterasys Secure Networks (Policy) e Ruckus Wireless Solution Engineer (WiSE).

PAULO FERNANDO SOUZA

Furukawa

Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações, atualmente é Gerente Regional Sul da Furukawa e Coordenador Nacional de Vendas da solução Laserway (Fibra até a mesa do usuário).

RILDO ANTONIO DE SOUZA

CAIS

Atua há 5 anos em Tecnologia da Informação e há 4, especificamente, no campo de Segurança da Informação. Graduado em Sistemas de Informação pela UNICAMP com pós-graduação em Redes de Computadores pela UNICAMP. Atualmente é Analista de Segurança no CAIS/RNP, com foco em tratamento de incidentes e também é professor na Universidade Paulista(UNIP) onde leciona aulas de Redes de Computadores e Segurança da Informação.

ROBSON STEDILLE

Memphis Network

Gerente de Produto da Memphis Network, atua há 12 anos no desenvolvimento da arquitetura de appliances de gateway de correio eletrônico e soluções em nuvem para ambientes corporativos. Participou de projetos de gateway e arquivamento de correio eletrônico para o setor público e privado. Faz parte do Intel Software Partner e já ministrou treinamentos sobre solução de gateway de e-mail no Brasil e Argentina.

RODRIGO GONÇALVES

UFSC

Graduado e mestre em Ciências da Computação pela UFSC em 2005, ocupa o cargo de Analista de TI na instituição desde 2011. Exerce a função de Coordenador de Suporte de Serviços na SeTIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC). Coordena o processo de implantação de melhores práticas ITIL, buscando a melhoria no atendimento e provimento de serviços aos usuários da instituição. Atua em projeto de pesquisa de redes de circuitos dinâmicos (SE-Cipó) da RNP.

RODRIGO PESCADOR

POP-SC/RNP

Analista de operações no Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina, integra a equipe desde 2008. Faz parte do grupo responsável pelo serviço MonIPÊ/RNP - monitoramento da qualidade do backbone acadêmico nacional. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

ROGER OLIVEIRA

Cisco

Profissional certificado Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE # 11370) , com mais de 25 anos de experiência em projetos e implementação de redes de dados/ telecomunicações. Atuando como Engenheiro de Sistemas da Cisco do Brasil como especialista para redes Metro e infra-estrutura de Data Centers no mercado de Setor Público da Cisco.