Palestrantes

DANIEL CADORIN

UNISUL

Mestre em Ciência da Computação pela UFSC (Redes de Computadores) e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Atualmente é Coordenador de Infraestrutura de TI da ATI (Assessoria de Tecnologia da Informação - Unisul). Professor de Graduação e Pós-graduação da Unisul desde 2001 atuou nos cursos presencias de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Redes de Computadores e nas áreas de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Serviços de Internet, Segurança de Redes e Roteamento IP. Também é professor na Unisul Virtual desde 2004 atuando nos cursos de Graduação e Pós-graduação nas áreas de Organização de Computadores, Redes de Computadores e Segurança da Informação.

DORIAN AMORIM

UDESC

Analista de Rede do Setor de Infraestrutura da Secretária de Tecnologia, Informática e Comunicação da UDESC. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC, Especialização em Engenharia Elétrica (Área Biomédica) pela UFSC e Mestre em Computação pela UFRGS.

EDISON TADEU LOPES MELO

POP-SC/RNP, REMEP-FLN, UFSC

Superintendente da SeTIC/UFSC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC). Coordenador administrativo do PoP-SC e REMEP-FLN. Graduado em Ciências da Computação e mestre em Sistemas de Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em projetos de TI desde 1981.

EMERSON RIBEIRO DE MELLO

IFSC

Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC e professor da área de Telecomunicações do campus São José do IFSC. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade do Oeste Paulista, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

FREDERICO COSTA

CAIS/RNP

Frederico Costa atua há 14 anos na área de administração de redes e segurança da informação. Seu foco de atuação é segurança de infraestrutura e monitoramento de redes. Atualmente é coordenador de segurança no Centro de Atendimentos a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CAIS/RNP). Possui certificação GPEN e já ministrou cursos práticos (hands-on) focados em segurança da informação, no Brasil e no exterior. Além disso, atualmente é membro de um grupo de trabalho da OEA para elaboração de exercícios cibernéticos voltados a respostas a incidentes de segurança e também lidera uma iniciativa para o estabelecimento de infraestrutura de monitoramento para as redes acadêmicas da América Latina, no âmbito das ações do GT-CSIRT/RedCLARA.

GUILHERME RHODEN

POP-SC/RNP

Guilherme Eliseu Rhoden, possui mais de 10 anos de experiência em redes de computadores. Bacharel em Informática pela UFPEL (1999), Mestre em Ciências da Computação pela UFSC (2002), trabalhou na redeUFSC e desde 2003 é analista de redes do PoP-SC/RNP. Atualmente exerce a coordenação técnica do PoP-SC/RNP e PTT/SC. Já participou de diversos grupos de pesquisa, como GT-QoS, GT-Medições, MONIPÊ e atualmente faz parte do Projeto FUTURA RNP (MonCircuitos), foi técnico responsável pela implantação da REMEP-FLN e exerce atividades de consultoria em Redes e Telefonia IP.

HENRIQUE VILELA

Sul Internet

Gerente de Negócios Corporativos na Sul Internet, possui Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores, atua no segmento de Telecom desde 1999 atuando inicialmente no setor técnico e a partir de 2004 já no Setor Comercial. Trabalhou com a Net Curitiba, Brasil Telecom/Oi, Telefônica e desde 2009 faz parte do quadro de colaboradores da Sul Internet.

ITACIR KLITZKE

ITAKE

Sócio Fundador da empresa Itake. Diretor Administrativo de 1999 a 2007. Diretor Administrativo e Comercial na Unotel Telecom 2008 a 2010. CEO na Itake Telecom de 2010 a atual.

JOSÉ PAULO LINNÉ

Compuline Empresas

Sócio fundador e principal Executivo das empresas que hoje compõem a Compuline Empresas, grupo que atua regional e nacionalmente na Área de Telecomunicações. Graduado em Análise de sistemas pela UPF (Universidade de Passo Fundo) e MBA em Gestão operacional pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

MARCIO CRESCENCIO

IFC

Graduado em Ciência da Computação em 2003. Pós-graduação na UTFPR em Redes de Computadores - Gerenciamento de Ativos em 2006. Mestrando em Administração - Furb - Turma 2011/2012 - linhas de pesquisa e estudos atuais: EAD, tecnologias para educação, governança e planejamento de TI. Concursado Técnico Administrativo: Analista de TI em 2007. Coordenador de TI do IFC em 2009 até o presente. Membro do Fórum de Gestores de TI dos IF´s desde 2009.

MURILO VETTER

REMEP-FLN

Analista de Redes da Rede Metropolitana de Florianópolis – REMEP-FLN. Atua em projetos de pesquisa de monitoração de redes IP convencionais (MonIPê) e redes IP híbridas (MonCircuitos). Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

RODRIGO PESCADOR

POP-SC/RNP

Analista de operações no Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina. Integrante do serviço MonIPÊ/RNP - monitoramento do backbone acadêmico nacional. Graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.